como aliviar dor nas pernas na tpm

Sabe aquela dorzinha nas pernas quando a menstruação está para chegar? Não precisa ficar preocupada, ela é normal! Segundo o ginecologista Jorge Valente, isso acontece por conta do aumento do estrogênio e pode rolar tanto na TPM quanto no período menstrual. Descubra por que isso acontece e confira dicas para melhorar a circulação sanguínea e aliviar o incômodo!


1) Dores nas pernas podem estar relacionadas com as cólicas menstruais

Segundo o médico, a dor nas pernas está diretamente relacionada com outro sintoma da TPM que a gente conhece bem: a cólica menstrual. E quando isso acontece, já sabe: pode se preparar e colocar o absorvente na bolsa porque a menstruação vai chegar. “No período pré-menstrual, as dores normalmente são causadas pelo pico do hormônio estrogênio, que é vasodilatador e causa uma dor pulsátil. Além disso, a contração uterina para expelir a menstruação também reduz o fluxo sanguíneo para pelve e membros inferiores, causando alguns repuxos de dor nas pernas”, explica.


dor nas pernas tpm

2) Pílulas anticoncepcionais e suplementos que contêm estrogênio também estão na lista

Segundo o médico, contraceptivos à base de estrogênio ou outras substâncias que imitem a ação desse hormônio também podem ser a razão das dores nas pernas e, às vezes, na lombar. Então, o melhor é começar a fazer exercícios que ajudam a melhorar a circulação sanguínea para aliviar o incômodo.



3) Deficiência de ferro também pode causar dores nas articulações

Anda se alimentando meio mal? Então presta atenção nessa dica: dormência nas pernas e dores nas coxas muitas vezes estão ligadas à falta de ferro e cálcio no organismo. Nesse caso, mudar a alimentação é a solução mais simples. Adicione derivados de leite, sardinha, brócolis e espinafre para recuperar o nível de sódio, além de cereais, leguminosas (feijão, lentilha) e sementes para aumentar a quantidade de ferro e diminuir o desconforto muscular.



4) Atividades físicas ajudam a aliviar as dores nas perna

Algumas mudanças de hábitos na sua rotina podem ser muito positivas no alívio das dores. “Alimentação saudável e atividade física melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem as chances dessas dores, além do uso de meias-calças compressivas que agem melhorando a circulação”, diz.

Aproveite a dica do médico e comece a procurar o exercício que combina mais com o seu estilo de vida. Pode ser um esporte, uma corridinha à noite, danças clássicas ou até hip-hop coreografado. Tá valendo de tudo para combater a dor nas pernas na TPM.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *